sábado, 28 de dezembro de 2013

WIKI - VELOMOBIL


    O velomobil é um veículo de tração humana (HPV Human Powered Vehicle). Ele possui uma carenagem, que isola o condutor dos intempéries da natureza e a sua principal função é proporcionar uma melhor eficiência aerodinâmica. Quase todos os Velomobils são veículos de um único passageiro. Eles são derivados de bicicletas reclinadas e triciclos, com a adição de uma carenagem integral (aerodynamic shield). Velomobils tem, geralmente, três ou quatro rodas, e não são, portanto, bicicletas ( que significa duas rodas). Bicicletas carenadas de duas rodas são mais conhecidos como streamliners, essas por sua vez são responsáveis por muitos registros de recordes de velocidade em terra, em veículos de propulsão humana. 

    Existem poucos fabricantes de Velomobils, a sua grande maioria é feita em casa por construtores amadores. Alguns modelos têm a cabeça do operador exposto, o que tem a vantagem de dar a visão desobstruída, audição melhorada e arrefecimento, e é claro a desvantagem de ser mais exposto ao tempo e menos aerodinâmica. Veículos similares que não são de tração humana são chamados microcarros. Existem veículos híbridos, que podem usar tanto a tração humanar quanto se assistido por um motor elétrico. 

     De acordo com a revista Low-Tech Magazine, os velomobils são tão rápidos quanto carros, porém 80x mais eficientes, e, portanto,os veículos mais ecologicamente corretos atualmente. A revista argumenta que enquanto as bicicletas são um excelente meio de transporte para percursos de até 5 km, subidas e caminhos mais longos demandam um motor. Nesta caso, a melhor solução seria o velomobil. Mesmo comparado a um veículo elétrico, o velomobil teria vantagens por ser mais barato e funcionar nas mesmas faixas de velocidade e distância com muito menos energia. 

Um viva às alternativas sustentáveis!!!



GelCoat para o molde aplicado....


Molde removido pronto, segue para o acabamento final antes de fazer a peça....


Já polida e desmoldante aplicado.....



A qualquer hora, mais noticias... abraços a quem está companhando...


Frederico Wenzel
FrediWenzel



Nenhum comentário:

Postar um comentário